Senha
Esquecí minha senha
 
O Clube
Clube do Samba da Bahia em Desenvolvimento

 

 

O Clube do Samba da Bahia é uma entidade da sociedade civil do Estado da Bahia, que nasceu a partir do interesse de valorizar o samba, sambistas e compositores baianos, se constituindo em um elemento de agregação e união entre todos. O marco inicial do projeto data de 14 de maio de 2005, quando foi realizado o lançamento no Espaço Dique dos Orixás, no Tororó. Na oportunidade, foi realizada uma festa com a participação de cerca de 80 convidados com a participação dos grupos: Academia do Samba, Partidão, Garotos do Partido-Alto e Faviola.

A inspiração para a realização do projeto surgiu do movimento criado pelo cantor e compositor João Nogueira, no Rio de Janeiro, motivado pelo pequeno espaço destinado aos artistas de samba em função do crescimento da música sertaneja. O cantor reuniu amigos para discutir a questão sob o enfoque da unificação das forças para ampliar os espaços. Hoje, dirigido pela esposa de João Nogueira, senhora Ângela Nogueira, o Clube do Samba original continua realizando diversas atividades no estado do Rio de Janeiro, também em parceria com o Clube da Bahia, que fica à disposição para divulgar os eventos em nosso site na internet:

www.clubedosamba.com.br

A atuação do Clube do Samba da Bahia não se restringe à atuação em eventos de Samba. Como uma Organização da Sociedade Civil, a entidade se vê na responsabilidade de oferecer alternativas auto-sustentáveis para resolver algumas das mazelas sociais na qual a população de mais baixo poder aquisitivo se encontra. O Clube do Samba da Bahia identifica e apoia a realização de empreendimentos individuais ou em grupo cujos membros possuam vinculação ao Samba. Nos seus quase cinco anos, o Clube do Samba apoiou a criação de cinco empresas, sendo uma escola de música, um salão de beleza, uma agência de produção, uma agência de projetos e um espaço de eventos.

Os recursos provenientes para a realização dos empreendimentos foram auferidos por meio da realização dos mais diversos eventos de samba, quer seja pela contratação dos grupos vinculados ao Clube do Samba ou por conta da simples adesão à causa por parte dos associados ou de grupos de pessoas associadas à entidade, com a especial participação dos empreendedores.

O Clube pretende ampliar a sua rede de relacionamento e as possibilidades de interação pessoal e comercial entre os aficionados pelo samba, fazendo florescer novas empresas e negócios que possam apoiar a valorização de sambistas e compositores e apoiar o desenvolvimento das populações menos favorecidas.

Atualmente, o Clube do Samba se organiza no sentido de ampliar o seu quadro de sambistas de carteirinha, ou seja, associados, com pessoas que de fato tenham compromisso com o samba e com a reparação de problemas sociais históricos. Esses associados terão a possibilidade de atuar na construção de eventos cujas resultantes serão oferecidos para apoiar a criação de projetos que visem diminuir a incidência de menores em situação de rua e de risco social por meio do ensino de atividades musicais a exemplo da Orquestra de Samba e outras iniciativas.

O Clube do Samba da Bahia já empreendeu ações inovadoras e importantes em Salvador. Criou um dos primeiros sites de samba da cidade: www. clubedosamba.com.br; foi uma das primeiras entidades vinculadas ao samba a se formalizar juridicamente no estado da Bahia. Além disso, criou em 2007, o concurso Musa do Samba da Bahia, valorizando a participação da mulher em eventos de Samba. Em 2008, entregou ao cantor e compositor Riachão a homenagem – Anel de Bamba, o que lhe conferiu a maestria e reconhecimento público de uma entidade de Samba a um sambista de raiz.

O Clube do Samba também criou a Missa do Samba, que vem sendo realizada há quatro anos na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Também produziu no período de 6 meses na Rádio Nova Salvador, em parceria com o locutor Carlos Berduega o Programa Samba Salvador, no horário das 6 às 10 horas. A grade do programa contou com entrevistas de compositores a exemplo de Roque Ferreira, Jorge Portugal e outros de igual importância. Durante o período de apresentação, houve também a apresentação musical de grupos de samba ao vivo.

O projeto Samba Todas as Noites é uma das ações mais arrojadas empunhadas  pelo Clube, pois oferece oportunidade de emprego a 10 contratados diretos e ainda renda para cerca de 40 músicos de samba. A iniciativa tem oferecido os elementos necessários para que os grupos se organizem e cresçam buscando oportunidades ainda melhores por meio da gravação de CD, organização de repertório, indumentária, presença em palco e outras nuances da vida musical e artística.

A última realização do Clube do Samba da Bahia consistiu na criação da 1ª Orquestra Sambônica da Bahia. Uma orquestra de Samba que reúne vários representantes da velha guarda do Samba baiano. Homens que conseguiram em algum tempo passado representar o samba da Bahia em outros estados e países. A 1º Orquestra Sambônica nasceu com o objetivo de reproduzir a melhor representação do samba em todos os tempos. Para isso, são realizadas pesquisas no sentido de identificar obra e autoria de grandes sucessos.

Com o passar dos anos o Clube do Samba da Bahia e toda a sua diretoria continua a crer nos seus principais valores e objetivos, que foram estabelecidos antes da sua criação e justamente por isso, as coisas estão acontecendo: Valores: firmeza de propósito; nacionalidade; honestidade e transparência; Objetivos: Gerar emprego e renda para os sambistas e compositores através da divulgação do samba e geração de oportunidades de renda, nas mais diversas formas e serviços e através da divulgação do trabalho musical em internet, rádio, televisão e jornal ou outros meios de comunicação que possa ser inventado.

Em um futuro próximo o Clube do Samba deseja ser lembrado como um dínamo no Samba da Bahia. Em 2011, finalmente, o Clube do Samba desfilará no Carnaval de Salvador na quinta-feira, com sambistas convidados e associados ao Clube. Sambistas de Carteirinha que estarão levando o melhor do samba da Bahia e do Brasil, levantando uma importante bandeira de luta para a diminuição das desigualdades sociais hoje existentes.

Por último, observamos que conseguimos fazer ao longo destes anos algo que poderíamos até nos orgulhar se não fosse o muito que ainda precisa ser feito no sentido de oferecer um pouco mais de dignidade à nossa gente. Vamos continuar produzindo e trabalhando com o samba todos os dias. Desejamos contar inclusive com o seu apoio e ideias para alcançarmos um objetivo que possa favorecer a todos nós.

Aguardo a sua participação entre em contato !!!

Presidente

Wilson José de Freitas Santos

Contato: (71)8726-9609, no horário das 13 às 14 horas e das 19 às 23 horas.

e-mail: contato@clubedosamba.com.br



Mais O Clube
  Regimento Interno do Clube do Samba
  Conheça o Clube do Samba da Bahia !

  • 1
 
 
   
   
 
2016, Janeiro 21 CLUBE DO SAMBA É UM LIVRO ABERTO NO CARNAVAL DESTE ANO

leia +
2015, Agosto 18 Concar Inscreve Bandas para o Carnaval 2016

leia +
2015, Julho 3 Walmir Lima Recebe Abraço dos Sambistas da Bahia no dia 12/07

leia +
2015, Julho 3 A Bahia Abraça Walmir Lima no Dia 12 de Julho

leia +
2015, Junho 26 FEIJOADA 2 DE JULHO MOVIMENTA CLUBE DO SAMBA

leia +
 
   
   
 
Em relação à reforma da previdência como você se posiciona?




 
     
   
 
Preencha nosso formulário e receba informações diárias do Clube do Samba