Grupos e Bandas
Banda Chita Fina

“CHITA FINA”

F

ormado em 2009 por instrumentistas da escola de música da UFBA e cantoras residentes na Bahia, o

Grupo Chita Fina reafirma a diversidade da música brasileira.

Sete meninas "baianas” foram buscar inspiração musical na chita, que durante séculos cobriu o corpo de trabalhadores rurais, senhoras e mocinhas do interior. Hoje, cultuado no cobiçado mundo da moda e do design, o tecido de algodão com desenhos florais é símbolo para o Grupo Chita Fina expressar a diversidade cultural do país. O trabalho finca a identidade na riqueza da cultura popular brasileira.

Inspiradas em sons originados do Recôncavo baiano, através dos mestres Roberto Mendes e Roque Ferreira, do samba-rock (Jorge Ben Jor, Wilson Simonal), do samba de primeira (Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Cartola) e da MPB (Chico Buarque, João Bosco, Nelson Gonçalves), Neila Alcântara, Poliana Coelho, Isabela Rego, Erica Sá, Ingrid Steinhagen, Geovana Franco e Tacila Almeida unem experiências e linguagens numa proposta musical genuinamente brasileira. Juntas, mostram que valorizar a canção de raiz é o mesmo que bater no peito e reafirmar-se, com orgulho, a "brasileirice".

O grupo tem como “carro-chefe” um samba do glorioso Roque Ferreira, música que deu nome ao grupo.

Chita Fina em 2010 criou o movimento de show’s “O samba mandou me chamar”, uma grande roda de samba participativa que teve o grupo como condutor, convidando artistas e compositores consagrados pelo samba. O início deste movimento foi no Teatro XVIII - Direção artística: Fernando Marinho, e contou com as ilustres participações do maestro Letieres Leites, do baixista André Tiganá, do cantor Roberto Brito, Grupo Cama de Voz e Walter Queiroz. A partir deste movimento, a banda foi convidada para participar do projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia “Espicha Verão” – Porto da Barra.

Em 2011, o grupo dar continuidade ao

repertório dançante, através dos show’s “Na Roda do Samba”, fazendo do samba um caminho para trazer à tona personagens do universo baiano tendo o grupo como condutor.

PRODUTO: SHOW COM A BANDA CHITA FINA:
O show pretende reunir a variedade da música brasileira, aliada a um resgate cultural do samba de roda, fruto dos nossos antepassados. O grupo Chita Fina apresentará um repertório dançante fazendo do samba um caminho para trazer à tona personalidades do universo baiano, que dedica parte da sua obra e musicalidade a este gênero musical que tem se reposicionado, positivamente, no cenário contemporâneo.  A banda Chita Fina será a anfitriã desta grande roda-de-samba,  nela serão chamadas toda a sensualidade, a brejeirice e a malandragem que o samba exige. O foco principal é mostrar ao grande público que existe cuidado e preocupação com a qualidade do samba e suas variações, o grupo Chita Fina trilha o caminho dos ancestrais negros e africanos, mostrando um trabalho de pesquisa percussivo e musical.

MERCADO CULTURAL:

Área: música – gênero: samba e suas variações rítmicas

PÚBLICO-ALVO:

O grupo visa atrair e ampliar público de todas as classes sociais, turistas ou baianos, ambos os sexos, heteros ou homossexuais, faixa etária entre 10 e 100 anos, funcionários públicos de modo geral (municipal, federal ou estadual), estudantes, pesquisadores e curiosos do gênero samba, amantes e apreciadores de música brasileira.

INFORMAÇÕES E CONTRA-PROPOSTA:
PRODUÇÃO: