O Samba de Roda baiano visita o Samba de Raiz carioca
Fundo de palco do beco do rato que retrata as celebridades do samba de raiz

Crédito: divulgação internet

Samba de Roda da Bahia visita o Samba de Raiz Carioca

O Clube do Samba da Bahia reúne sambistas e aficionados para excursão histórica para o Rio de Janeiro

No próximo dia 13 de março, por coincidência, uma sexta-feira. Um novo encontro histórico vai acontecer no Samba Brasileiro. Uma comissão de sambistas organizados pelo Clube do Samba da Bahia e pela Agência de Viagens SIM Turismo, fará um encontro do Samba de Roda da Bahia com o Samba de Raiz Carioca. Esse encontro acontece no Beco do Rato, espaço de samba que reúne a nata do samba carioca, localizado no histórico Bairro da Lapa.

A comitiva do Samba da Bahia visitará os locais onde as maiores expressões do samba carioca tais como Diogo Nogueira, Martinho da Vila, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Nilze Carvalho, Monarco, Reinaldo Príncipe do Pagode, Leandro de Menor, Beto Cavaqueta e muitos outros frequentam. A comissão da Bahia tem como convidados Riachão,  Roberto Mendes e o grupo de Samba de Roda Suspiro do Iguape. Que fará apresentação durante o encontro em diversos pontos do Rio, tais como a Praça Onze, ponto antológico do Samba carioca , na quadra da mangueira e ainda, no Cacique de Ramos.

Todo mundo sabe que o Rio de Janeiro é o berço do samba, tanto quanto sabemos que o samba é uma instituição que nasceu na Bahia. Seu Riachão afirma:  “ Tudo no Brasil começou em nossa Bahia, mãe de todos os brasileiros”. Com o objetivo de divertir e oferecer informações históricas tanto aos seus associados quanto ao povo que gosta de samba, o Clube do Samba da Bahia, planejou o encontro do Samba carioca da Bahia com o Samba de Raiz do Rio de Janeiro, um evento que pretende mobilizar artistas e sambistas das duas cidades.

A comissão da Bahia deixa Salvador no dia 13 às 17 horas e chega ao Rio próximo das 20 horas. Toda a comitiva ficará hospedada no Bairro da Lapa, de onde partirão ainda na sexta-feira para as atividades culturais organizadas no Bar Beco do Rato, onde haverá o primeiro encontro. O segundo encontro acontece na visita ao bairro Pequena África, próximo à zona portuária do Rio de Janeiro, comunidade formada exclusivamente por descendentes de baianos que chegaram ao Rio em meados de 1696 e 1720, época em que o Rio de Janeiro recebeu os primeiros contingente de africanos advindos da Bahia e de Pernambuco em função de revoltas tais como Male e outras.

A comitiva da Bahia visita também o Clube Renascença no sábado juntamente com a escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e no domingo, viaja para a cidade de Xerem onde está localizado o sítio do sambista Zeca Pagodinho. O último trajeto da visita é o famoso Cacique de Ramos, para finalmente, voltar à Salvador.

Um pouco de história
A história do samba está diretamente relacionada à história da formação cultural do povo baiano. Durante o período colonial, o samba foi enriquecido com palmas e instrumentos, como a viola, o violão, o triângulo, a cuíca e o pandeiro. O ritmo se desenvolveu principalmente no Recôncavo Baiano, mais precisamente nos engenhos de cana-de-açúcar, para onde foi levada a maioria dos escravos originários de Angola. Ali, ganhou a forma conhecida hoje como samba de roda. A partir de 1860, em conseqüência das revoltas da população negra, abolição da escravatura e do fim da Guerra de Canudos, houve um grande fluxo migratório de negros e mestiços de várias partes do país, sobretudo da Bahia, para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, em busca de trabalho e de melhores condições de vida.
A maioria se instalou em locais periféricos, mais especificamente nas imediações do Morro da Conceição, Pedra do Sal, Praça Mauá, Praça XI, Cidade Nova, Saúde e na Zona Portuária. Muitas baianas, descendentes de escravos, alojaram-se nesses bairros. Abriram pequenos bares e restaurantes, que funcionavam em suas próprias casas, e ficaram conhecidas como as Tias Baianas ou Tias do Samba. Nas casas dessas Tias, os baianos se reuniam para comer, beber e cantar. A mais conhecida delas foi Tia Ciata, uma das responsáveis pela sedimentação do samba carioca. Em sua casa, várias composições foram criadas e cantadas de improviso, como o samba

Pelo telefone

, gravada pelo baiano Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, atribuída por alguns historiadores, equivocadamente, como o primeiro samba gravado.
Interessados em participar da comitiva, integrando a programação do Clube do Samba da Bahia, podem se inscrever até o próximo dia 31 de março mediante o encaminhamento de e-mail para: contato@clubedosamba.com.br, com cópia para Sandra@simviagens.com.br ou entrar em contato pelo telefone: (71)88786487- falar com Sandra Sanches.

Vista de Samba: Bahia x Rio
Período: De 13 a 15 de abril de 2012;
Inscrição: Até 31 de março de 2012;
( 71)8878-6487;

Palco do Cacique de ramos em forma de pandeiro

Crédito: Divulgação internet

Clube Renascença onde acontece o samba do trabalhador, segunda à tarde com mais de 3 mil pessoas