Noite para Clementinha na Bahia

Noite para Clementina no Solar Boa Vista

Mais de 40 Artistas baianos se reúnem para homenagear a cantora

Clementina de Jesus na data em que completa 25 anos do seu falecimento

Para homenagear Clementina de Jesus, o Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas) realiza o evento Noite para Clementina. Na próxima quinta-feira, dia 19, a partir das 18h, a memória de Clementina será celebrada com exposição de imagens, exibição de documentário e realização do tributo No Quintal de Quelé.

Há 25 anos, no dia 19 de Julho, a cantora carioca Clementina de Jesus, aos 86 anos, se despediu do mundo material, deixando um legado para Música Popular Brasileira. O seu timbre gutural, a sua forma ímpar de cantar, o seu vasto repertório que oscilou entre clássicos do samba, do partido alto, e músicas de raiz como vissungos, jongos, maracatus, a sua vida simples, tudo isso tornou a Rainha Quelé, como popularmente era conhecida, em um ícone, uma referência para a musicalidade afro-brasileira.

A Noite para Clementina integra o Julho + SOLAR, programação especial que comemora 28 anos do Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural da Secretaria de Cultura do Estado. “O avivamento da memória dessa mulher guerreira, dessa artista negra, no mês em que esta casa está fazendo aniversário, é muito mais que um presente, que uma celebração. Representa uma religação do Solar Boa Vista e de seu entorno, predominantemente negro, à nossa ancestralidade afrodescendente” – comenta emocionado Chicco Assis, coordenador do Solar.

Nas homenagens a Clementina, marcam presença o diretor Werinton Kermes e a pesquisadora e roteirista Míriam Cris Carlos realizadores do vídeo-documentário Clementina de Jesus: Rainha Quelé, que mais uma vez será exibido no Solar. A emoção que o documentário provoca em artistas e admiradores de Clementina, impulsionou os artistas Juliana Ribeiro e Chicco Assis a dirigirem um tributo coletivo, com participação de mais de 30 artistas intitulado “No Quintal de Quelé”.

Para Juliana Ribeiro, “Quelé tem a capacidade de sintetizar trezentos anos de história em três minutos de canção. Isso é que me faz brilhar os olhos toda vez que ouço Clementina de Jesus. Porque ela traz à tona esse elo entre o nosso arquétipo mais antigo e africano e a nossa modernidade, o nosso contemporâneo. Ela é uma artista única nesse sentido e para nós que estamos participando da organização temos aprendido com suas contribuições musicais e principalmente com o seu exemplo de vida, generosidade, e de cantar pelo dom de encantar”.

Grandes nomes da cena musical baiana estão envolvidos na homenagem a Clementina, que tem direção artística de Juliana Ribeiro e Chico Assis, e direção musical de Paulo Mutti. Dentre eles:

Aloísio Menezes,

Barlavento, Bruna Barreto,

Carlos Barros, Chita Fina, Claudete Macedo, Claudya Costta,

Clécia Queiroz,

Fred Chaves, Gilson Verde, Grupos AFRICANTAR,

Grupo Tapuia,

Jonga Lima, Jorjão Bafafé, Juliana Ribeiro, Lane Quinto, Lasinho,

Lazzo Matumbi, Lia Chaves, Luciano Bahia, Maira Lins,

Márcia Short,

Matildes Charles, Mazzo Guimarães,

Pedro de Rosa Morais,

Peu Meurray,

Ricardo Marques,

Rita Braz,

Vércia Gonçalves, Walmir Lima e Wil Carvalho. A apresentação fica por conta dos atores Denise Correia e Marinho Gonçalves.

Noite para Clementina –

Exposição / Exibição de Documentário / Tributo “No Quintal de Quelé”

ONDE:

Cine Teatro Solar Boa Vista- Brotas

DATA:

19.07, QUINTA,

HORÀRIOS

: 18h- Exposição de fotos/ 19hs -Exibição do filme/ 20hs -Show com os artistas

GRATUITO

– distribuição de convites às 18h, até lotação da casa.

Maiores Informações: 3116-2000 / ctsolarboavista@gmail.com