Senha
Esquecí minha senha
 
Resenhas
Clube do Samba realiza amanhã a " Feijoada Bárbara!" com Samba e Devoção

O Grupo "Samba e Devoção" toca amanhã na "Feijoada Bárbara!"

Evento acontece a partir das 12 horas, no Bar Fundo do Cravinho, no Terreiro de Jesus

Amanhã, Dia de Santa Bárbara, o Clube do Samba convoca o Samba e Devoção para homenagear as filhas e filhos de Bárbara para participar da Feijoada Bárbara, no Fundo do Cravinho Terreiro de Jesus. A feijoada será servida a partir das 12 horas e o samba começa, pontualmente, às 13 horas.

O grupo Samba e Devoção é formado por jovens de diversas religiões  que vêm desenvolvendo uma música na vertente do samba, mas que também passeia por outros ritmos como o ijexá e o afro. Não será nenhuma surpresa se acerto momento do samba, forem cantados pontos para yansã e ogum.

Formado por sambistas experientes, todos os integrantes do grupo gostam muito de samba e têm também o interesse de divulgar a sua religiosidade e crença. O grupo surgiu em 2007  inpirado pelo trabalho do Grupo Tincoâns, cujas músicas também fazem parte do repertório, que também aglutina Clara Nunes e outros cantores e compositores.

Santa Bárbara

 

– A poderosa senhora dos ventos - padroeira dos arquitetos e construtores. Ela é invocada contra raios tempestades e fogo.Na Umbanda ela é venerada como Iansã, deusa do vento e da tempestade. A sua devoção começou logo após a sua morte porque o carrasco que cortou a sua cabeça foi morto, na hora, por um raio. Ela é, por isto invocada contra raios e tempestades. Viveu no IV século e é uma mártir legendária e muito popular.

A tradição diz que ela era filha de Diocorus, um oficial do Imperador Maximiano (que reinou de 286 a 305). Quando ele descobriu que ela havia se convertido para o cristianismo ele a prendeu na torre. Diocorus então a denunciou para as autoridades romanas que a torturaram para que ela renunciasse a sua fé. Quando ela permaneceu leal a sua fé, o seu próprio pai a levou para o topo de uma montanha para ser executada. Na hora que ela foi decapitada o carrasco foi instantaneamente morto e carbonizado por um raio.

Ela é mostrada na arte litúrgica segurando uma torre ou a palma do martírio. Sua festa é celebrada no dia 4 de dezembro.

 

Dia da Festa de Iansã -  realizada por adeptos do Candomblé em louvor  a Santa Bárbara, que é tida como senhora das águas bravas, raios, tempestades e ventanias, invocada em todos os acidentes resultantes de explosões de pólvora.


Festa de Santa Bárbara, em Salvador, Bahia

A Festa de Santa Bárbara da Igreja de Santa Bárbara de Salvador é feita no dia 4 de dezembro em homenagem a madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. Santa Bárbara  também é homenageada pelos adeptos do Candomblé onde é sincretizada com Iansã, Orixá dos raios e das tempestades.

É um grande evento com missa e procissão feita por católicos e praticantes do Candomblé, além das festas nos terreiros, o caruru de Iansão, samba de roda  e apresentação de grupos de capoeira e maculelê.

Informações: (71)8726-9609 - Wilson



Comentários
# 1  -  Bradley - lucas2d44@gmail.com   26/10/2015  -  Nota: 4
Texto em avaliação

# 2  -  Mark - mark357177@hotmail.com   10/2/2016  -  Nota: 2
Texto em avaliação

# 3  -  Mark - mark3qf527@hotmail.com   12/5/2016  -  Nota: 8
Texto em avaliação

# 4  -  JimmiXS - jimos4581rt@hotmail.com   8/8/2016  -  Nota: 1
Texto em avaliação

# 5  -  JimmiXS - jimos4581rt@hotmail.com   8/8/2016  -  Nota: 1
Texto em avaliação

Normas para publicação:
As opiniões enviadas estão sujeitas a aprovação. Acusações insultuosas, mensagens com palavrões e comentários em desacordo com o tema proposto não serão publicados
Nome:
E-mail:
Comentário:
Nota:
 
Mais Resenhas
  Aula de Samba em Salvador
  Quinta-feira no Clube do Samba
  CLUBE DO SAMBA É UM LIVRO ABERTO NO CARNAVAL DESTE ANO
  Concar Inscreve Bandas para o Carnaval 2016
  Walmir Lima Recebe Abraço dos Sambistas da Bahia no dia 12/07
  A Bahia Abraça Walmir Lima no Dia 12 de Julho
  FEIJOADA 2 DE JULHO MOVIMENTA CLUBE DO SAMBA
  Caixa abre seleção pública para patrocínio cultural
  ROQUE FERREIRA LANÇA TERREIROS NA CASA DO BENIN
  Muito Obrigado !

 
 
   
   
 
2019, Outubro 13 Aula de Samba em Salvador

leia +
2019, Agosto 22 Quinta-feira no Clube do Samba

leia +
2016, Janeiro 21 CLUBE DO SAMBA É UM LIVRO ABERTO NO CARNAVAL DESTE ANO

leia +
2015, Agosto 18 Concar Inscreve Bandas para o Carnaval 2016

leia +
2015, Julho 3 Walmir Lima Recebe Abraço dos Sambistas da Bahia no dia 12/07

leia +
 
   
   
 
Em relação à reforma da previdência como você se posiciona?




 
     
   
 
Preencha nosso formulário e receba informações diárias do Clube do Samba