Clube do Samba realiza amanhã a " Feijoada Bárbara!" com Samba e Devoção

O Grupo "Samba e Devoção" toca amanhã na "Feijoada Bárbara!"

Evento acontece a partir das 12 horas, no Bar Fundo do Cravinho, no Terreiro de Jesus

Amanhã, Dia de Santa Bárbara, o Clube do Samba convoca o Samba e Devoção para homenagear as filhas e filhos de Bárbara para participar da Feijoada Bárbara, no Fundo do Cravinho Terreiro de Jesus. A feijoada será servida a partir das 12 horas e o samba começa, pontualmente, às 13 horas.

O grupo Samba e Devoção é formado por jovens de diversas religiões  que vêm desenvolvendo uma música na vertente do samba, mas que também passeia por outros ritmos como o ijexá e o afro. Não será nenhuma surpresa se acerto momento do samba, forem cantados pontos para yansã e ogum.

Formado por sambistas experientes, todos os integrantes do grupo gostam muito de samba e têm também o interesse de divulgar a sua religiosidade e crença. O grupo surgiu em 2007  inpirado pelo trabalho do Grupo Tincoâns, cujas músicas também fazem parte do repertório, que também aglutina Clara Nunes e outros cantores e compositores.

Santa Bárbara

– A poderosa senhora dos ventos - padroeira dos arquitetos e construtores. Ela é invocada contra raios tempestades e fogo.Na Umbanda ela é venerada como Iansã, deusa do vento e da tempestade. A sua devoção começou logo após a sua morte porque o carrasco que cortou a sua cabeça foi morto, na hora, por um raio. Ela é, por isto invocada contra raios e tempestades. Viveu no IV século e é uma mártir legendária e muito popular.

A tradição diz que ela era filha de Diocorus, um oficial do Imperador Maximiano (que reinou de 286 a 305). Quando ele descobriu que ela havia se convertido para o cristianismo ele a prendeu na torre. Diocorus então a denunciou para as autoridades romanas que a torturaram para que ela renunciasse a sua fé. Quando ela permaneceu leal a sua fé, o seu próprio pai a levou para o topo de uma montanha para ser executada. Na hora que ela foi decapitada o carrasco foi instantaneamente morto e carbonizado por um raio.

Ela é mostrada na arte litúrgica segurando uma torre ou a palma do martírio. Sua festa é celebrada no dia 4 de dezembro.

Dia da Festa de Iansã -  realizada por adeptos do Candomblé em louvor  a Santa Bárbara, que é tida como senhora das águas bravas, raios, tempestades e ventanias, invocada em todos os acidentes resultantes de explosões de pólvora.

Festa de Santa Bárbara, em Salvador, Bahia

A Festa de Santa Bárbara da Igreja de Santa Bárbara de Salvador é feita no dia 4 de dezembro em homenagem a madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. Santa Bárbara  também é homenageada pelos adeptos do Candomblé onde é sincretizada com Iansã, Orixá dos raios e das tempestades.

É um grande evento com missa e procissão feita por católicos e praticantes do Candomblé, além das festas nos terreiros, o caruru de Iansão, samba de roda  e apresentação de grupos de capoeira e maculelê.

Informações: (71)8726-9609 - Wilson