A música, o compositor, o cantor e o Samba

Definitivamente, você sabe quem é que faz o sucesso no Samba?

Acordei hoje pensando no que o sábio pesquisador, compositor, cantor e comunicador Vavá da Vila me disse ontem, a tarde, durante a Feijoada do Grupo Amizade Partidária, na sede do Clube do Samba do Terreiro de Jesus. A conversa foi breve, rápida, despachada e diligente, como só ele mesmo sabe ser. Mas, a reflexão ficou remoendo na minha cabeça durante um tempo, para resurgir hoje de manhã, mas forte do que nunca, a ponte de me fazer digitar essas linhas para dividir  com você. Se você ainda estiver aí, depois de tanto bolodório, vou matar sua curiosidade agora: Ele disse... O grupo que não tem uma música própria está falido!!! Quem conhece Vavá da Vila sabe como ele impostou a voz pra dizer isso. foi mais ou menos assim: O GRUPO QUE NÃO TEM UMA MÚSICA PRÓPRIA ESTÁ FALIDO!!!!!

A reflexão é válida. Quando se canta uma música, seja ela inédita ou conhecida e ela agrada algumas pessoas ela tem a possibilidade de fazer sucesso. Se o cantor e a banda forem  bons aumenta a chance. Se ela for tocada repitidas vezes para diferentes públicos já se torna uma referência.

Muitos músicos acreditam que é a mídia que faz o sucesso. Eu, penso o contrário: a mídia reconhece, ás vezes, o que é sucesso. Vamos lembrar de alguns exemplos: grupo Conexáo Negra. Música estourada em todos os sambas, um sucesso que se canta em todos os lugares e todo mundo dança em qualquer lugar do mundo. Não tocou em rádio. Outro exemplo:  " Vai no céu, vai no chão" de autoria de Fanzine, todos os sambas de salvador tocaram. É até hoje um sucesso! Nunca escutei em rádio.

Outro ponto é que a música de boa qualidade vai sempre prevalecer. compositores como Candeia, Batatinha, Cartola, Edson Conceição, Nelson Cavaquinho, Aloísio Silva, Délcio Carvalho e Roque Ferreira e outros, outros e outros e ainda outros, sempre vão existir. Sempre um iluminado vai juntar uma reflexão, um sentimento e uma verdade pra fazer um novo samba. Uns vão gostar, outros, vão achar legal. Mas, alguns definitivamente vão apresentar essa música como a sua verdade. E, é aí que  está o sucesso.

E essa direta vai para os compositores: largue de ser frouxo e mostre as suas composições. Saia do armário. Eu conheço muita gente boa com trabalho de qualidade que só faz sucesso pra si mesmo isso é egoísmo artístico. Você que tem uma banda ou toca em uma, procure um compositor ou dois ou três que tenha algumas músicas que você goste e comece a tocar. Junto com as outras tantas que você ja toca e com a mesma frequência. Se é um sucesso, não precisa de ser que a música é sua, até por que não é. A música é de quem escuta e gosta. Mas, pra isso tem que ter disposição!. Você que gosta de dizer que ama o samba, aprenda a valorizar os sucessos que ainda vão acontecer. Então, seja tolerante, seja participativo. Seja parceiro e amigo do Samba. Escute as novidades, cobre as novidades e vibre com as novidades.

Na minha humilde opinião, como a de todos os outros quem faz o sucesso é a música, o compositor, a banda, os cantores e todos que fazem com que ela apareça! Obrigado Vavá da Vila pelos seus ensinamentos!!!