A Caixa abre inscrições, nesta segunda-feira (8), para a seleção de projetos culturais a serem realizados em 2016. Os interessados poderão inscrever seus projetos em dois programas culturais da Caixa: Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural e Apoio a Festivais de Teatro e Dança.

O Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural vai selecionar projetos para programação em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, com exibição no período de março de 2016 a fevereiro de 2017. Este prazo pode ser estendido até fevereiro de 2018 no caso de projetos itinerantes (aqueles realizados em mais de uma Unidade).

O valor máximo de patrocínio, por cidade solicitada, é de R$ 300 mil. Cada proponente pode apresentar até dez projetos, podendo cada um ser realizado em uma ou mais cidades com Caixa Cultural.

Serão aceitos projetos de artes visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias ou performances); teatro (contemporâneo, físico, circo-teatro, performance de palco, etc.); dança (contemporânea, clássica, dança-teatro, etc.); música e cinema. Poderão ser apresentados ainda, projetos para palestras, encontros, cursos, oficinas e lançamento de livros.

Já o Programa Caixa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança selecionará projetos de festivais em todo o território nacional, a serem realizados no período de janeiro a dezembro de 2016. O valor máximo concedido será de R$ 200 mil. Serão considerados somente os festivais que contemplem a partir de cinco companhias ou grupos de teatro/dança participantes, e que tenham, no mínimo, dez espetáculos distintos, além de palestras, oficinas e cursos.

A Caixa ainda promoverá 5 sessões de bate-papo nas cidades de Rio Branco, Manaus, Belém, Campo Grande e Cuiabá para divulgar, esclarecer e orientar sobre o processo de inscrição de projetos culturais. O objetivo da ação é obter mais adesão de produtores culturais dessas regiões, além de garantir  mais acesso à informação e democratização do processo de seleção.

Como participar - Todas as informações necessárias à participação nos programas estão disponíveis nos regulamentos publicados no sítio http://www.programasculturaiscaixa.com.br.

As inscrições serão feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, até o dia 21 de julho de 2015, às 17h (horário de Brasília). Não serão aceitos projetos enviados por quaisquer outros meios.

As dúvidas relacionadas aos programas deverão ser encaminhadas à Caixa por meio da ferramenta Fale Conosco, disponível no sítio de inscrição: http://www.programasculturaiscaixa.com.br.

Balanço 2015 - A Caixa selecionou, no ano passado, 285 projetos para ocupação dos espaços da Caixa em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A programação foi realizada de março de 2015 a fevereiro de 2016, com um investimento de mais R$ 43,6 milhões.

Para festivais de teatro e dança, foram destinados R$ 3,4 milhões, que contemplaram a realização de 31 projetos. Já o Programa de Artesanato selecionou 11 projetos para realização ao longo de 2015, com investimento de R$ 421 mil.

O Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro selecionou 16 projetos para realização ao longo de 2015 e 2016. Com lançamento a cada dois anos.

Ciclos de Bate-Papo - As inscrições para os Ciclos de Bate-Papo é feita exclusivamente pelo endereço eletrônico programasculturaiscaixa@gmail.com, com envio das seguintes informações: nome, nome da produtora e telefone.

08/06/2015 -  Rio Branco/AC das 8h às13h
09/06/2015 -  Manaus/AM das 8h às13h