FESTA PARA O SAMBISTA WALMIR LIMA AGITA CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

O prêmio “A Bahia Abraça Walmir Lima” tem o objetivo de valorizar e reconhecer a importância histórica dos compositores e cantores da Velha Guarda da Bahia

Os Sambistas da Bahia em parceria com o Clube do Samba da Bahia realiza a premiação “A Bahia Abraça Walmir Lima”, no próximo dia 12 de julho (domingo), a festividade terá a participação de sambistas como Neto Bala, Gal do Beco, Firmino de Itapuã, Juliana Ribeiro e muitos outros. Os ingressos antecipados e limitados podem ser adquiridos no Clube do Samba e no dia do evento na bilheteria da Praça Pedro Arcanjo a partir das 12h.

O Prêmio “A Bahia Abraça” é dedicado a sambistas que fizeram história na musicalidade da Bahia e do Brasil. “É uma festa de reconhecimento, onde os sambistas homenageiam um representante do Samba de forma relevante por conta das suas contribuições para a cultura da Bahia ao longo de anos e anos de dedicação ao ritmo”, observa Wilson Santos, presidente do Clube do Samba da Bahia.

Quem participar do evento terá a satisfação de assistir a uma homenagem que pouco acontece: Pois, na Bahia, as pessoas só prestam homenagem após o falecimento. O Bahia Abraça é justamente o contrário é um reconhecimento que é feito aos representantes do samba, aproveitando as oportunidades de participação do próprio homenageado, dando um testemunho positivo da sua importância e atividade, convidando os poderes públicos para este reconhecimento.

O Projeto lançado em novembro de 2014, para homenagear o sambista Riachão teve tamanha repercussão que muita gente do samba solicitou para que o Clube do Samba homenageasse também Walmir Lima, um artista que se confunde com a música raiz produzida e vivenciada na Bahia, principalmente na sua vertente mais popular do samba.

A curadoria do projeto é assinada pelo produtor Cultural Wilson Santos Matos e os shows têm direção de Carmem Santos. O show busca reunir os maiores expoentes do Samba de Salvador, com uma ampla participação de artistas que já gravaram o compositor Walmir Lima ou foram gravados por ele. O cantor Zeca Pagodinho teve a sua primeira música gravada por obra de Walmir Lima. Já a cantora Alcione vendeu mais de 400 mil cópias do disco “Pra que chorar", em 1977, com o sucesso "Ilha de maré" (Lupa e Walmir Lima). Além de muitas outras como Dindinha Lua, na voz de Beth Carvalho.

A BAHIA ABRAÇA WALMIR LIMA

Nascido em junho de 1931, filho do maestro Carlos Lima, dono da orquestra Bahia Serenadores, cresceu em um ambiente musical. Pertenceu a uma das melhores gerações de mestres de samba do Brasil a exemplo dos baianos Batatinha, Panela, Tião Motorista.

Desde muito jovem participou das antigas Escolas de Samba da Bahia, compôs belíssimos sambas enredos para algumas delas: Filhos do Tororó, Diplomatas de Amaralina, Filhos da Liberdade,dentre outras ganhando diversos carnavais.

É também de Walmir Lima lindas canções que animaram foliões na avenida através dos blocos do Mercadores de Bagdá,Os Internacionais,Os Corujas e Alerta Mocidade hoje Alerta Geral.

Ao compor o samba enredo “Jorge Amado em quatro tempos” sagrou-se campeão pela escola Filhos do Tororó e passou a ser personagem de Jorge Amado no Livro Tenda dos Milagres, através de um dos versos do samba: ”do território mágico e real” para dar nome ao último capítulo do Livro “Tenda dos Milagres”

Walmir Divulgou a música brasileira e baiana nos Estados Unidos e gravou cinco Long Plays e também produziu dois: Bahia de Todos os Sambas e Sambas de roda de Salvador.

Esses serviços prestados lhe conferiram a outorga da Medalha Thomé de Souza em 23 de novembro de 1999 e posteriormente, em dezembro de 2009, desta vez com a medalha Zumbi dos Palmares. Em 2010, foi homenageado pelo Clube do Samba da Bahia com o prêmio Anel de Bamba.

INFORMAÇÕES E ENTREVISTAS:

Wilson José de Freitas Santos l (71) 9361-1508 I contato@clubedosamba.com.br

Serviço:

Data: 12 de julho de 2015

Horário: 14h às 20h(domingo)

Local: Praça Pedro Arcanjo – Centro Histórico de Salvador-(BA)

Ingressos: Preços Populares: R$10 (inteira) e R$5 (meia entrada)

Classificação Indicativa: Livre

Assessoria de Imprensa Clube do Samba da Bahia